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Por que você e sua empresa devem estar presentes nas redes sociais

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Por que você e sua empresa devem estar presentes nas redes sociais

Com o avanço da acessibilidade digital, grande parte das pessoas passa a maior parte do tempo conectadas, interagindo com seus amigos, familiares e até desconhecidos. Não demorou muito para as empresas compreenderem que deve investir em presença massiva nas redes sociais para se relacionarem diretamente com seu público. As redes sociais possuem ótimas vantagens para o seu negócio. Confira algumas delas!

As redes sociais e o marketing digital

Quando se fala em marketing digital, é preciso compreender uma série de ações focadas no público da internet, utilizando diferentes recursos e mídias digitais de modo integrado para ter resultados. Um destes recurso, de grande importância aliás, são as redes sociais. As mais conhecidas atualmente são o Facebook, Google +, Instagram, Pinterest, Twitter, etc.

Imagine quanto tempo as pessoas passam conectadas e quantas informações recebem das suas interações neste meio. Este é um recurso importante para expandir a presença digital de empresas e empreendedores na internet.

Contudo, é preciso reconhecer que a linguagem nestes meios é mais proxima, ou seja, a forma como as empresas se comunicam em outros meios midiáticos – como rádio, televisão e publicações impressas, por exemplo – não é válida para as redes sociais. Se nestes meios a abordagem deve ser agressiva e impositiva, nas redes sociais a marca ou a empresa deve se relacionar, já que qualquer rede social é uma grande comunidade de pessoas, e uma marca deve se comportar como tal.

Vantagens das redes sociais para o seu negócio

Veja algumas vantagens interessantes que as redes sociais oferecem para as estratégias dos seus negócios:

  • As redes sociais são por si só uma forma de divulgação gratuita. Desta forma, a sua empresa poderá reduzir os custos com marketing, uma vez que os outros meios são bem mais caros. É possível criar diferentes campanhas sem recorrer aos anúncios patrocinados. São constantes e gratuitas e devem ser usadas em favor de sua empresa.
  • As pessoas passam grande parte de suas vidas conectadas às redes sociais. Logo, estas possuem um grande alcance. Chega a ser possível dizer que o alcance em uma rede social, dependendo da ação, é imensurável, pois se propaga rapidamente, atingindo outros públicos e pessoas fora do target estabelecido.
  • Os anúncios promocionais nas redes sociais possuem um ótimo custo-benefício já que não são tão caros e possuem um grande alcance.
  • É possível (e recomendável) integrá-las em outras iniciativas digitais, como o blog corporativo, Youtube, site comercial, e-commerce, etc.
  • Você pode criar uma extensão de sua loja virtual dentro da própria rede social, como é o caso do Facebook, que se integra com diferentes dispositivos que permitem que o usuário compre sem sair do seu perfil.
  • É um ótimo meio de criar promoções, atrair tráfico para o seu site, blog ou loja virtual e propagar os valores da sua empresa.
  • As redes sociais possuem formas de mensurar os resultados e gerenciar campanhas de modo muito facilitado, que até mesmo uma pessoa que não é especialista pode utilizar.
  • As redes sociais são um ótimo canal de relacionamento com o cliente. Obviamente, não substitui o SAC, já que este veículo toda empresa deve ter e dá privacidade às questões dos clientes, mas ajuda a responder dúvidas, interagir com as respostas dos seguidores, captar sugestões de melhorias, fazer enquetes, etc.
  • É uma forma de comunicação rápida e interativa – como o fluxo de informações é bastante acelerado nos meios digitais, esta é uma forma de garantir a presença digital e ser percebido.
  • Você pode utilizar mais de um tipo de mídia para se comunicar com seu público – vídeo, banners, podcasts, imagens, textos, etc.
  • As ações nas redes sociais ajudam a melhorar o posicionamento nos buscadores, dando ainda mais visibilidade ao seu negócio.
  • As redes sociais servem também para propagar os valores da empresa e melhorar a imagem desta com o público. É muito mais fácil se tornar uma referência no seu nicho apostando em estratégias nas redes sociais.
  • As redes sociais apresentam as maiores taxas de conversão entre todos os recursos digitais, e isso fará uma grande diferença nas suas vendas e resultados.
  • São um instrumento importante no processo de fidelização do cliente.
Gostou do artigo? O que acha das estratégias nas redes sociais em benefício da sua empresa? Deixe um comentário abaixo!