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A importância do blog para seu site vender mais

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importância do blog para seu site vender mais

Há mais de uma década os blogs entraram na vida das pessoas e são fontes de informação e interação, por isso você precisa conhecer a importância do blog. No caso dos blogs corporativos, é o modo como a empresa propaga em primeira mão as suas ideias, as novidades e lançamentos, as informações que serão úteis aos clientes e usuários e que formarão a sua opinião e, principalmente, é através do blog que será possível atrair mais tráfego para o site, otimizando assim o posicionamento nas buscas orgânicas dos sites de pesquisa, como o Google, por exemplo. É sem dúvida uma das mais importantes ferramentas de marketing digital.

Vantagens e desafios do blog corporativo

As empresas que já possuem um blog corporativo estão em vantagem em relação à concorrência, pois já garantiram uma relação com os clientes e conseguirão em pouco tempo ampliar ainda mais o seu público. Para isso, devem oferecer um conteúdo de qualidade e muito bem segmentado, com atualização contínua, com informações relevantes ao visitante, que possam formar a sua opinião através de uma experiência gratificante, baseada na interação. Este é o primeiro passo para gerar vendas para o seu site.

Quando vem integrado com outras mídias, o blog vai além e consegue não apenas atrair novos visitantes, mas fidelizá-los, pois é uma forma não apenas de divulgação, mas de interação e relacionamento com o cliente. Entre os diferentes recursos que apoiam as estratégias do marketing de conteúdo, voltado ao blog, estão o e-mail marketing, as redes sociais e a disposição de infoprodutos e iscas, como o e-book, que servem como uma recompensa aos visitantes.

Através do blog e dos recursos complementares, pode-se ainda efetivar campanhas de vendas exclusivas: por exemplo, assinando a newsletter do blog para receber todas as novidades em primeira mão em seu e-mail, o usuário poderá receber ainda ofertas exclusivas pelo e-mail marketing – é o que as grandes lojas de varejo brasileiras fazem e têm muito sucesso com isso.

O blog pode ainda ser um ótimo recurso de inovação, uma vez que a empresa poderá oferecer e apresentar soluções exclusivas através deste meio, explicando as suas vantagens ou até mesmo criando um tutorial para ensinar o usuário como tirar proveito dos produtos.

A Importância do blog para vender mais

Há pessoas que vivem de blog na internet. O sucesso dos blogueiros e blogueiras que ganham milhões trabalhando só com isso é uma prova de que o blog é um meio bastante procurado pelo público para se informar e se atualizar. Desta forma, atualmente é difícil conceber uma empresa com presença digital que no mínimo não tenha um blog corporativo.

Há muitas formas de utilizar o blog como um impulsionador de vendas: informar cases de sucesso, divulgar notícias e lançamentos em primeira mão, integrar vendedores alocados em outras regiões do país, fazer clipping de outras referências interessantes, fornecer tutoriais de produtos com links com desconto para os visitantes, etc.

No caso das vendas, o blog é um verdadeiro impulsionador. No caso das empresas que possuem diferentes canais de vendas ou que trabalham com vendas diretas, por exemplo, o blog pode efetivar campanhas para integrar pessoas envolvidas no processo e vendedores, lançar promoções e diferenciais, trocar ideias via comentário e solucionar dúvidas sobre as campanhas de vendas por período. É o que acontece, por exemplo, com as marcas de cosméticos de venda direta, que estão em pleno crescimento mesmo com a crise econômica – veja aqui o exemplo da Natura.

Outro exemplo é o blog da Conta Azul, empresa que oferece produtos e serviços que otimizam a rotina no pequeno empreendedor. Este blog explora as histórias de sucesso de clientes e usuários, mostra como utilizar as soluções da empresa, convertendo as histórias reais em novos clientes.

E para atrair o público e vender mais, o blog precisa ser construído com técnicas integradas e assertivas de marketing digital. Veja algumas delas:

  • Utilizar estratégias de otimização – SEO/SEM.
  • Ter um conteúdo exclusivo, muito bem escrito, útil ao leitor, com mais de um tipo de mídia (imagens, sons, vídeos, etc.) e com postagens contínuas.
  • Deve possuir ferramentas de mensuração do tráfego e conversões.
  • Deve estar integrado com outros meios digitais – redes sociais, site, e-commerce da empresa, etc.
  • Deve ser otimizado desde as palavras-chaves de sua implementação até a construção do conteúdo propriamente dito e no uso de plug-ins.
  • Deve possuir links internos (para outras postagens – pois isso faz com que o usuário permaneça mais tempo no site) e links externos (para que haja referências que dão credibilidade ao conteúdo).
  • É um trabalho especializado ter um blog e para isso os comentários devem ser respondidos e deve-se promover a interação dos visitantes entre si, como uma comunidade.

Gostou do artigo? Para você, o que de um blog um sucesso? Deixe o seu comentário!

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