Aloooo! +55 (24) 3071-2724 / (24) 9 9929-8231 /(71) 9 9259-7628 | atendimento@acarioca.com.br

Google dá mais relevância para sites responsivos

Compartilhe essa postagem
Google dá mais relevância para sites responsivos

Sites responsivos, de um modo geral, sempre tiveram vantagens sobre os sites construídos de forma comum. Isso porque há todo um planejamento para que ele tenha uma melhor performance em todos os sentidos, desde a acessibilidade e usabilidade (principalmente por dispositivos móveis) até o posicionamento nos rankings de busca.

Mas desde abrir de 2015, o Google vem anunciado que irá priorizar os sites responsivos no seu ranking através da criação e implantação de um novo algoritmo. Este recurso permite priorizar os sites compatíveis com dispositivos móveis, sem incluir, no entanto, ostablets. O objetivo é que o usuário tenha uma experiência muito melhor encontrando o que busca através do celular.

Por que priorizar os sites responsivos?

A decisão foi tomada em função do aumento no número de pessoas utilizando a busca do Google através de dispositivos móveis. Desta forma, o Google decidiu dar mais destaque para sites que se adequam a qualquer tipo de tela ou sites que tenham uma versão mobile.

O site responsivo se ajusta automaticamente à tela do usuário, otimizando a sua experiência. Não importa se o seu visitante acessa seu site, loja virtual ou blog do celular ou de diferentes telas de PC, que o layout responsivo irá se adaptar sem perda de tempo.

Criar um site responsivo não custa muito mais que um site comum e nem é um projeto muito complexo, mas faz toda a diferença para quem quer vender mais pela internet ou para quem quer ser visto por pessoas em diferentes dispositivos.

O brasileiro, por exemplo, é um grande usuário de internet e cerca de 42,5 milhões de brasileiros acessam a internet usando celulares, conforme o levantamento do CGI.br. O comportamento do usuário indica que este usa o dispositivo móvel para obter a informação de forma rápida e facilitada. Desta forma, privilegiando os sites responsivos, mais empresas e donos de site optarão pela responsividade e quem é o maior beneficiado é o usuário. É também uma melhoria significativa para os avanços do Google.

Como ter um site responsivo

Apesar de já ter no mercado aplicativos e programas que adaptam o seu site, o ideal é construi-lo desde o início com responsividade ou adaptar para um template que já tenha esta característica. Para melhorar a experiência do usuário nas versões mobile, fique atento às seguintes dicas:

  • Utilize o Google Analytics para analisar o comportamento dos seus usuários e para fazer ajustes mais assertivos.
  • Ao adquirir um novo site, peça ao especialista para deixá-lo responsivo e verifique a usabilidade e interface mobile antes de concluir o projeto.
  • Para analisar como você está aparecendo para dispositivos móveis, utilize o Google Webmaster Tools.
  • Utilize aplicativos que fazem testes de responsividade para ver se o seu site está de acordo.
  • Use estratégias assertivas de SEO com foco na responsividade.
  • Ajuste as suas campanhas de Facebook Ads e Google AdWords.

O seu site é responsivo? Já observou bons resultados com seu público que utiliza dispositivos móveis? Deixe um comentário!

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Pressione o botão Iniciar para conversar com o nossa equipe :)

Iniciar