Aloooo! +55 (24) 3071-2724 / (24) 9 9929-8231 /(71) 9 9259-7628 | atendimento@acarioca.com.br

Como mensurar resultados em marketing digital

Compartilhe essa postagem
Como mensurar resultados em marketing digital

Por mais que você crie campanhas formidáveis para a sua marca na internet e tenha o objetivo claro de ampliar a presença digital do seu negócio, uma das fases mais importantes de um projeto de marketing digital é a mensuração dos resultados: é preciso saber quais os impactos de suas ações, o comportamento do público e os novos direcionamentos, para que o orçamento seja otimizado e mais resultados sejam possíveis. Mas você sabe como mensurar resultados em marketing digital? Confira agora algumas técnicas e ferramentas de métrica muito importante para qualquer ação virtual de marketing.

A importância de saber como mensurar resultados

A mensuração de resultados de marketing digital é uma fase muito importante do projeto. Não tem como fazer marketing digital de referência e com ótimo alcance sem mensurar as suas ações. Muitos empreendedores erram ao não darem importância para esta etapa. Como o investimento em marketing digital deve ser constante, é importante saber onde investir e nas ações que dão certo.

Desta forma, para ter êxito, deve-se implementar um sistema de métrica de resultados digitais. Eles permitirão que você invista nas opções corretas e direcione ainda mais o seu projeto. Conheça algumas destas ferramentas e técnicas de mensuração de resultados.

ROI – Retorno sobre o Investimento

É uma das métricas mais importantes nas estratégias de marketing digital e uma das mais usadas também. O cálculo de ROI é utilizado para mensurar o quanto de investimento determinada campanha resultou para a empresa. Funciona do seguinte modo:

Ganho obtido – Quantia gasta com o investimento = ROI

Para isso, basta somar todas as vendas e entradas com a estratégia e subtrair o valor gasto com as ações de marketing digital. É bem simples e importante.

Taxa de conversão

Há muitas formas de mensurar as taxas de conversão: contabilizar cliques, acessos, vendas, etc. Esta métrica diz respeito à quantidade de vendas realizadas pela empresa a partir de uma estratégia de marketing digital. É muito útil também para observar falhas e problemas nestas ações de marketing.

CAC – Custo de Aquisição de Clientes

Com esta métrica, é possível calcular o valor adquirido para cada cliente gerado pela sua estratégia de marketing digital. Basta, para isso, dividir o investimento da empresa com estas ações de marketing pelo número de vendas realizadas. É uma métrica mais focada no cliente – o quanto ele rende e o quanto é gasto por cliente, ou seja, o quanto ele custou para a empresa.

Taxa de rejeição

É útil para medir a porcentagem de usuários que abandonaram seu site ou blog em determinado período e o tempo de permanência na primeira página. Serve para conferir a usabilidade, que pode ser mal elaborada em seu site ou e-commerce. Isso indica ainda problemas com a qualidade conteúdo, layout pouco atrativo, links quebrados, dentre outras coisas. A ideia é manter o usuário o máximo possível em seu site.

Há muitas outras formas de mensurar os resultados de uma campanha de marketing digital. O seu principal propósito é investir de forma certa e dar à empresa contratante formas de ter melhores condições de escolha sobre as suas ações. Converse com os especialistas da Agência A Carioca e conheça estas e outras ferramentas de métrica em marketing digital.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Pressione o botão Iniciar para conversar com o nossa equipe :)

Iniciar